História /

Mais informações sobre a loja

A Loja Maçônica "ANTONIO FRANCISCO LISBOA — O ALEIJADINHO - Benfeitora da Ordem, começou a ser gestada no ano de 1990, no seio de Loja Maçônica Piratininga, federada ao Grande Oriente Paulista, uma vez que ali estavam filiados os seus fundadores.
 
Naquela época, os Irmãos Joaquim Thomaz Sanchez Madureira, Nelson Moreno, Luiz Antonio Costa Jacintho, Gerson Prado, Paulo Roberto Graciano, Darcy Rodrigues e Joaquim Paulo da Costa, após conversações e tendo o numero legal de sete (07) Irmãos deliberaram em fundar uma nova Loja Maçônica, sendo estes os fundadores.
 
Em seguida, passou-se as providências legais para sua fundação. Foi sugerido pelo Irmão Madureira o nome da Loja.
 
Havia dúvida em se colocar só “Antônio Francisco Lisboa” ou “Antônio Francisco Lisboa — O Aleijadinho”, o Irmão Joaquim Paulo da Costa foi enfático no sentido de não se deixar de colocar o complemento "O Aleijadinho", uma vez que tendo família Lisboa na cidade a falta desse "apelido" poderia ensejar a coincidência de nomes e desvirtuaria a homenagem que se queria fazer ao grande escultor mineiro.
 
O nome da Loja deveu-se as obras psicografadas pela médium espírita Marilusa Vasconcelos, como ”Confidências de um Inconfidente”;”De Mário a Tiradentes”; dentre outras; e, também do trabalho de pesquisa de Marilei Vasconcelos que resultou no livro monografia Maçônica, onde se conclui ter sido Antônio Francisco Lisboa—O Aleijadinho, bem como os inconfidentes mineiros, todos maçons.
 
Pretendeu-se, portanto, com a escolha do nome, elevar aos céus um  brado de reconhecimento e um hino de gratidão ao humilde escultor que, maçom, pugnou pela liberdade deste país.
 
Com autorização do Grande Oriente Paulista em São Paulo, pelo Grão-Mestre a época, o qual apoiou a fundação da Loja, foi solicitado por este ao Venerável Mestre da Loja Piratininga, todo o apoio daquela Loja e que fosse franqueado o templo para a reunião da nova Loja.
 
A data para fundação foi sugerida pelo Irmão Madureira por ser o dia 18 de novembro a data da passagem do então escultor Aleijadinho para o Oriente Eterno, uma vez que a história não registra a data de nascimento do Ilustre homenageado.
 
No dia 10 de dezembro de 1990 solicitou-se ao Grande Oriente Paulista autorização para o funcionamento provisório da Loja, sendo que referida autorização foi concedida em dois (02) dias, isto é em 12/12/1990, tendo a Carta Constitutiva sido expedida em 10/04/1991, e entregue na sessão de regularização ocorrida em 21 de abril de 1991.
 
O primeiro Venerável provisório da Loja foi o Irmão Luiz Antonio Costa Jacintho; e, o primeiro Venerável definitivo foi o Irmão Joaquim Paulo da Costa.
 
No primeiro ano houveram dificuldades em se manter a Loja em funcionamento, mas os Irmãos fundadores resistiram e venceram essas dificuldades. Posteriormente, vieram juntar-se aos fundadores, os valorosos Irmãos: Walter Cordeiro Rodrigues, Francisco Bento, José Roberto Berber Peres, José Jorge Costa Jacinto, Leandro Pampado e Marco Aurélio Dias Ruiz. Os Irmãos Mauro Nhola e Dalgo Ferrari também na condição de visitantes muito ajudaram com suas presenças para que as sessões pudessem serem realizadas.
 
Iniciando suas atividades a Loja “OAleijadinho” tratou de providenciar seu estandarte e o respectivo Estatuto.
 
O Irmão Madureira juntamente com o Irmão Marco Aurélio foram até a cidade de São Paulo pedir para a médium Marilusa Vasconcelos sugestão para o timbre da loja. Esta se prontificou a enviar sugestões e pediu para que o Irmão preparasse uma frase para envolver o emblema que ela viesse a sugerir.
 
Assim foi feito, o Irmão Madureira criou a frase "PEDRA TRANSFORMA-TE EM ESCULTURA" e contando com a ajuda do Irmão Marco Aurélio Dias Ruiz, teve a tradução para o latim feita pelo Ilustre Professor Mauro Canipessi, ficando "PIETRA TE SCULPTURA IMMUTA".
 
Por sua vez, a médium Marilusa Vasconcelos enviou correspondência com três sugestões para que fosse escolhido uma. O Irmão Madureira sugeriu essa que hoje destaca-se no nosso estandarte que traz a figura do profeta AMÓS esculpida por Aleijadinho com a frase em latim ”PRIMO EQUIDEM PASTOR FACTUS DEINDE PROPHETA”, que quer dizer "primeiro me fiz pastor, depois profeta". O estandarte foi confeccionado na cidade de Ibitinga/SP.
 
O primeiro Estatuto da Loja, foi encaminhado ao Grande Oriente Paulista que o aprovou em 05 de outubro de 1991.
 
A Loja funcionava no Templo da coirmã Piratininga sendo que, em razão do convite pelo Grande Oriente do Brasil, a Loja no início do ano de 1992, por decisão unânime decidiu desligar-se do Grande Oriente Paulista e filiar-se ao Grande Oriente do Brasil, oficializando essa decisão nas sessões especiais realizadas nos dias 19 e 29 de fevereiro de 1992.
 
No dia, 18 de fevereiro de 1992, a Loja já tinha se dirigido ao Grande Oriente de São Paulo, federado ao Grande Oriente do Brasil, encaminhando documentação e solicitando autorização para funcionamento provisório. Em ato expedido pelo Eminente Grão-Mestre do GOSP de 02 de abril de 1992 foi autorizado funcionamento provisório da Loja, sendo que em 30 de junho de 1992, foi deferida e expedida pelo Soberano Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil a Carta Constitutiva da Loja, sendo que em 08 de julho do ano de 1992 o Grande Oriente do Brasil envia de Brasília a respectiva Carta Constitutiva, quadro de obreiros, rituais e outros documentos.
 
No dia 20 de agosto de 1992, realiza-se a sessão de regularização da Loja Antônio Francisco Lisboa - O Aleijadinho — junto ao Grande Oriente do Brasil, sob a presidência do Irmão Jesus e no templo da coirmã Loja Arquitetos de Ormuz local onde a Loja passou a realizar suas sessões até final do ano de 1999.
 
Com a aquisição do terreno próprio, os Irmãos no início do ano 2000, passaram a realizar sessões em espaço provisório cedido pelo CIPS e iniciaram a construção de seu próprio Templo, na denominada Rua Antônio Francisco Lisboa, o qual recebeu nº 2-65, mediante apoio do Irmão e Vereador a época Paulo Agustinho.
 
No ano de 2002, houve mudança para o templo cedido pelas Lojas Primeiro de Agosto e Luz do Paraiso, ambas da GLESP, onde as sessões ocorriam nas quartas-feiras.
 
No inicio do ano de 2004, a pedido do Grão-Mestre Claudio Roque Buono Ferreira, fundou-se a Loja Fraternidade Acadêmica “O Aleijadinho” nº 3.590, para incentivar universitários a ingressarem na Maçonaria.
 
Em novembro de 2004, com apoio e coligado com as Lojas Piratininga, Deus Pátria e Família, Fraternidade Novo Milênio, Templários do Millenium e Fraternidade Acadêmica “O Aleijadinho”, foi finalmente sagrado o novo Templo e suas instalações, em cerimônia com cerca de duzentos (200) Irmãos, conduzida pelo Irmão José Roberto Zamboni, sendo Venerável a época Irmão Antonio Augusto Dias de Cesaro.
 
Assim, ano a ano, nossa Loja vem sendo conduzida por Ilustres e notáveis Irmãos, construindo uma Maçonaria cada vez mais unida, valorizando seus princípios, amando e respeitando a Família e a nossa Pátria, sempre na defesa da nossa Liberdade, Igualdade e da Fraternidade.